Como Aplicar Adesivo de Parede

A maioria das pessoas fica com receio na hora de fazer alguma coisa dentro de casa, se desesperam quando tem que prender um quadro na parede e geralmente acontece um pânico generalizado com o famoso adesivo vinílico. “Como evitar bolhas?”, “Como fazer para não ficar torto?”, “E se eu estragar o material?”. Bom, não existe apenas um método padrão ISO9001 de aplicação adesivo, e cada pessoa faz da forma que acha mais fácil. Adesivo de parede requer pouco trabalho para que ele fique perfeito e dure bastante.

Pensando nisso, vamos mostrar como é simples e fácil aplicar um adesivo na parede. Se liga nas dicas que separamos para você e se surpreenda.

Primeiramente, onde posso aplicar meu adesivo de parede?

O ponto crucial e mais importante para uma correta instalação, passa pela escolha do local onde o adesivo será colocado. A escolha certeira da superfície será determinante para o resultado final da decoração e para a durabilidade do material. Basicamente, você pode aplicá-los em qualquer superfície lisa, desde que a mesma provenha uma adesão adequada à este tipo de película auto-adesiva.

O produto deve sempre ser aplicado em superfícies lisas, que não apresentam irregularidades nem porosidade excessiva, livres de qualquer tipo de sujeira, como gorduras, poeiras, graxas ou qualquer outra coisa que dificulte a aplicação de um adesivo como um todo. Vale destacar que os adesivos de parede para decoração não precisam ser aplicados apenas na parede.

Eles podem ser utilizados superfícies distintas, como portas de armários, cômodas, espelhos e na cabeceira da cama. Basta usar a criatividade na hora de decorar. Os adesivos de parede podem ser colados em azulejo ou vidro, sem comprometer sua durabilidade. Escolha a arte que mais combina com você e comece já a decorar!

Locais indicados para aplicação do adesivo:

  • Paredes de massa corrida ou gesso, pintadas com tinta látex, acetinada, acrílica, lavável ou esmalte sintético. Paredes pintadas recentemente devem estar bem secas antes de começar (geralmente o tempo de secagem gira em torno de uma e duas semanas, dependendo da tinta, do clima e se o ambiente é bem arejado ou não). Para agilizar o processo utilize jatos de ar de um ventilador diretamente no local da parede onde será realizada a aplicação.

  • Portas de madeira, formicadas, de vidro ou metal, desde que correspondam com as instruções fornecidas acima.
  • Móveis, tais como armários, criados, cabeceiras, mesas, cadeiras, aparadores, etc…
  • Box de Banheiro, desde que do lado de fora.
  • Espelhos e Vidros em geral.
  • Azulejos e cerâmicas, desde que lisas e sem textura.
  • Chapas de madeira tais como mdf, compensados, etc...
  • Eletrodomésticos, como geladeiras, freezers, micro-ondas e muito mais.
  • Plásticos e superfícies plásticas, como pro exemplo PVC.
  • Divisórias em salas ou escritórios.

  • Pisos de madeira ou pedra desde que bem lisos, limpos e livre de sujeiras ou pó (Neste caso a durabilidade pode ser bem reduzida visto o desgaste pelo pisado ou limpeza do local).

Onde não adere ou não é indicado aplicar seu adesivo:

  • Paredes com textura, chapisco, muito irregulares, esburacadas, porosas sem aplicação de massa ou com pó de gesso ou poeira excessiva.
  • Sobre paredes ou locais úmidos com infiltrações e mofo.
  • Quaisquer tipo de tecido.

Materiais Necessários:

Estes são os materiais necessários para a aplicação do adesivo de parede na sua casa:

  • Espátula (acompanha o adesivo)
  • Trena, régua ou fita métrica
  • Tesoura
  • Fita crepe
  • Pano limpo
  • Álcool

Vamos começar? Confira abaixo o passo a passo ilustrado e didático de como aplicar adesivos de parede. Você vai ver que além de muito fácil, a aplicação do adesivo de parede não exige nenhum conhecimento de grande complexidade, apenas alguns cuidados e atenção no procedimento.

1º. Passo: Retire o adesivo da embalagem e verifique se é necessário separar itens com auxílios de uma tesoura.


 2º. Passo: Limpe bem o local a ser aplicado o adesivo utilizando um pano limpo umedecido em um pouco de álcool. 


3º. Passo: Com auxílio de uma fita crepe e uma fita métrica, posicione o adesivo da forma como deseja que ele seja aplicado.
4º. Passo: Após posionar o adesivo no local exato, fixe bem a borda superior com fita crepe para que o adesivo não saia da posição escolhida.

5º. Passo: Com o adesivo no local determinado, comece a puxar o papel posterior pela parte em que foi fixada a fita, deixando exposto apenas alguns centímetros do adesivo.
 
6º. Passo: Agora, passe a espátula no sentido do meio para as beiradas e pra abaixo, à medida que a parte exposta do adesivo estiver aderindo à superfície continue puxando mais alguns centímetros do papel. Mantenha o movimento da espátula até o adesivo estar fixado por completo  e o papel removido.


7º Passo: Após a remoção do papel, passe novamente a espátula com os mesmos movimentos sobre o adesivo fixado na parede, a fim de garantir a aderência do mesmo.
8º Passo: Remova a fita crepe e depois a máscara de transparência, puxando-a no sentido diagonal e para baixo rente à parede até sua completa remoção.


9º Passo: Depois de ter removido completamente a máscara de transferência, seu adesivo já está pronto para ser admirado! Aproveite sua nova decoração!

• Como limpar seu adesivo
A menos que aconteça alguma coisa, dificilmente seu adesivo precisará de manutenção ou limpeza, pois este não é um material que acumula sujeira ou poeira. Portanto, limpar seu adesivo no dia a dia é muito simples é fácil. Siga as instruções abaixo:

  • Para limpeza, utilize somente um pano úmido com água. Prefira uma flanela branca ou certifique-se que não seja um pano que solte pelos, para que os mesmos não fiquem agarrados nas bordas do adesivo.

  • Não use qualquer tipo de material abrasivo como tinner, produtos químicos, produtos de limpeza ou álcool.

  • Evite esfregar nas pontas para que as mesmas não comecem a se levantar. Caso alguma ponta ou parte do adesivo insistir em levantar, passe um pouco de cola bastão no local e aperte por alguns instantes
  
Como aumentar a durabilidade do seu adesivo
Existem várias coisas que você pode fazer para que seu adesivo dure bastante tempo. Se o seu objetivo for este, e você quiser aumentar a durabilidade e longevidade do mesmo, fique atento a algumas dicas valiosas que irão garantir a qualidade do seu adesivo por muito mais tempo:

  • Limpe bem a superfície antes da aplicação. Você pode utilizar um pano seco com um pouco de álcool.

  • Ao fazer a aplicação, utilize a espátula que acompanha o produto para que o adesivo não fique com bolhas e tenha 100% de adesão à superfície.

  • Não use ferramentes de corte ou materiais pontiagudos durante a aplicação do seu adesivo de parede evitando que o mesmo corte ou perfure o material.

  • Evite utilizar qualquer tipo de material cortante ou pontiagudo próximos a sua parede próximos ao local onde se encontra seu adesivo para evitar que os mesmos o arranhe ou rasgue.

  • Não utilize secador, água quente ou cola quente na parede onde seu adesivo está aplicado para evitar que o calor danifique o material.

  • Prefira aplicar seu adesivo fora da exposição direta do sol, não colocando em superfícies sujeitas à umidade ou ao calor.

  • Também não utilize tinta, água, cola, óleo ou qualquer substância líquida na sua parede após a aplicação do seu adesivo. Estes materiais podem respingar no seu adesivo e prejudicá-lo.

  • Prefira aplicar em locais onde não há muita circulação de pessoas, ou até mesmo lugares onde as pessoas costumam se encostar ou esfregar com frequência.
Cansei do meu adesivo, e agora? Aprenda a remover seu adesivo sem causar danos a superfície.
Os adesivos do Mudo Minha Casa são feitos de material vinílico removível ultra-moderno, e dependendo da qualidade do reboco e da tinta, não danificam nem desgastam a pintura da sua parede. Você pode aplicá-los tranquilamente nestas superfícies e depois de um tempo retirá-los normalmente. Para o processo de retirada uma boa dica é utilizar ar quente de um secador de cabelos direcionado ao adesivo por alguns instantes a fim de amolecer a cola e o material. Para remover o adesivo de parede, siga as orientações abaixo:
 
  • Para que o adesivo se solte facilmente da sua parede, use um secador de cabelo com ar quente em todo o adesivo. Essa prática vai aquecer o adesivo e fazer com que a cola do mesmo derreta, o que facilitará muito a remoção.

  • Com um objetivo pontiagudo e fino, levante as pontas do seu adesivo e comece a puxá-lo cuidadosamente. Faça isso até que ele se solte completamente.

  • Utilize esponjas de limpeza multiuso ou um pano úmido com sabão neutro para retirar todos os resíduos de cola que por ventura venham a grudar na superfície onde o adesivo foi aplicado.
 Lembre-se:
O adesivo de parede somente pode ser aplicado uma única vez, não podendo ser reaproveitado após sua retirada. Uma vez utilizado e retirado, o adesivo deve ser descartado e não deve ser aplicado novamente. Isso porque durante a retirada o adesivo fica danificado e impróprio para o reaproveitamento.

Para sanar dúvidas, maiores informações ou para conhecer outras formas de aplicação, entre em contato conosco através da nossa Central de Atendimento.